Bem Vindo ao Blog da Si!

Este é um blog que aborda assuntos relacionados à proteção animal.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Proteção Animal



Um dos grandes pesadelos de todo protetor ou amante dos animais, cachorros especialmente, é a temida carrocinha.


Passei toda minha infância, adolescência e até hoje, odiando a carrocinha! Tive alguns encontros fatídicos com ela no decorrer da minha vida que deixaram marcas indeléveis em meu ser.
Por diversas vezes, segui o caminhãozinho sem coração, correndo e chorando para que eles soltassem o cachorrinho capturado! Graças a Deus, em todas as vezes, fiz tanto escândalo que consegui, é claro que tive que garantir que o fugitivo em questão era meu!

Em outras ocasiões, estive em suas dependências, levando vizinhos e amigos em busca de seus cachorros desaparecidos, porque era assim: -Sumiu? Só pode ter sido a carrocinha... Em uma dessas vezes, com minha tia, fomos buscar o REX, campeão de capturas da zona norte, enquanto eu esperava, fiquei olhando as carinhas de tristeza e desolação implorando por ajuda, já com o coração completamente dilacerado, presenciei uma briga de cachorros, gritei mas não adiantou, foi aí que chamei um funcionário e ele veio com uma mangueira de jato forte e molhou totalmente um cachorro que estava doente num canto, que não tinha nada a ver com a briga, que aliás, continuou, machucando bastante os cães. Fiquei indignada e reclamei, mas o funcionário me disse que era assim mesmo, que era pra deixar...

Fiquei doida! E impotente também! O que consegui fazer como forma de protesto, foi abrir o trinco quando fiquei sozinha e deixar escapar vários cães daquela cela horrorosa! Foi uma festa, se bem que depois todos foram capturados novamente e eu morri por dentro...

Fui embora e por muitos anos não pisei mais lá.

Desde que me conheço por gente, tenho um amor gigante pelos animais! Cachorros especialmente. Sempre sofri por eles e tentei ajudar da melhor maneira que pude, ao longo de minha vida, todos os amigos peludos que tive foram adotados e retirados das ruas. Não entendia como as outras crianças não compartilhavam comigo o mesmo sentimento. Certa vez, eu estava brincando na rua com minhas amigas, quando um carro atropelou o Sultão, um cachorrinho simpaticíssimo que era amigo de todos. No meio dos gritos de dor, enquanto eu corria na direção dele, minhas amigas corriam na direção oposta! Sozinha eu fui ajudá-lo e gravei na mente (e na alma) os olhos de gratidão dele, doces como mel e bondosos como um anjo. Desde cedo entendi que estaria sozinha, por esta razão, quando encontro uma pessoa que compartilha comigo desse amor e ideal, fico tão feliz que tenho vontade de gritar!

Graças a Deus, nos últimos tempos, tenho encontrado muuuuuuuuita gente assim como eu!

E pasmem! A maior concentração de protetores e amantes de animais, eu encontrei na carrocinha!

Foi assim:

Através de uma rede de proteção muito poderosa que existe na internet, onde nos unimos para realizar resgates, trocar idéias e informações úteis, fiquei sabendo de uma caminhada realizada no CCZ, que começaria num domingo das 10:00 hs às 12:00 hs.

Essa “cãominhada” seria para podermos passear com os animais confinados e dar à eles um pouco de alegria e saúde.

Fiquei muito satisfeita com a medida, mas não tive coragem de ir no primeiro domingo.

Só no segundo foi que me enchi de coragem e me conscientizei de que o importante não eram meus sentimentos, era a benfeitoria que eu iria ajudar a proporcionar.

Como não sabia que era proibido, comprei quatro kg de salsicha e cheguei lá. As salsichas foram confiscadas de cara, pois me informaram que eu não poderia dar qualquer tipo de alimento, pois isso poderia atrapalhar a alimentação deles, dar dor de barriga, etc.
Fui informada de que os animais lá no CCZ recebem ração balanceada, e que alguns petiscos não são apropriados para se dar no domingo, pois eles ficam muito ansiosos para sair.
Durante a semana, voluntários fazem a educação e a recompensa dos animais quando eles aprendem um comando ou se portam de alguma maneira boa, que ajudará na adoção, é recompensada com esses petiscos.
Por essa razão, se o animal receber o petisco fora do horário, isso irá atrasar o processo de aprendizagem dele, pois ele ficará confuso ao receber o agrado.
Por isso, eles nos pedem para não alimentar os cães durante o passeio.

Ao ver vários filhotes abandonados na baia, tão pequenos e já tão sofridos, comecei a chorar, mesmo tentando ser forte. Foi aí que uma menina me chamou pra realidade, ela me disse: - Não chora não! Eles estão aqui, mas olha quanta gente que está aqui pra ajudá-los! Quanta gente que ama os animais!

Então olhei ao meu redor e vi mais de 150 pessoas, todos unidos em pleno domingo de sol, em prol dos cães que ali se encontravam, todos abandonados, vítimas de maus-tratos, atropelados, etc.

Aos domingos essa caminhada é realizada, enquanto voluntários limpam as baias, nós saímos com os cães.

Gostaria de parabenizar a Patrícia pela sua dedicação incansável e inabalável!

Existem regras que devem ser cumpridas, pois o objetivo do projeto é a socialização dos animais, o adestramento deles aumentará a chance de uma adoção positiva, pois nosso trabalho diminui a ansiedade dos cães e visa a educação dos mesmos, pois muitas vezes, o motivo de uma adoção mau sucedida, é o fato do cachorro ficar pulando nas pessoas, comer tudo que vê pela frente, brigar com outros animais, etc. Nem todas as pessoas são pacientes... Paciência!

Sempre estão presentes veterinários, examinando e orientando aos voluntários passeadores.

Importantíssimos também são os voluntários organizadores do trabalho.

Thiago, confesso que chorei de emoção ao ver o carinho com que você carregava animal por animal para ser devolvido à cada baia na primeira vez que entrei no projeto. Parabéns, você é iluminado! Coloquei uma foto sua que mostra a pureza de sua alma.

Finalizando caros amigos, hoje minha concepção é outra! Por incrível que pareça, o sonho de muitos tornou-se realidade. Agora temos acesso à tudo o que acontece lá dentro. Aos poucos, tudo está melhorando! Existem voluntários que estão lá nos dias da semana, às sextas-feiras, tem banho e tosa, o que os mantém sempre apresentáveis e limpinhos, e ajuda no controle de doenças, aos sábados, temos a feira de adoção e aos domingos a cãominhada.

À todas as pessoas do bem que buscam um amigo para todas as horas, que tenha amor incondicional e a maior lealdade com o ser humano, não compre, adote um de nossos amigos! Eles esperam por você!

Ainda falta muito, mas estamos no caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário